insônia

domingo, março 24, 2019


Olá.. esse post está para ser colocado no ar há eras (adivinhem so, eu estava com insônia quando o fiz). Às vezes é complicado a gente se encontrar em meio a esses momentos e saibam que muito o que eu escrevo aqui é para que eu mesma escute e entenda, mas espero também que outras pessoas aprendam comigo. As vezes alguma coisa útil possa ser construída em conjunto. Enfim, aqui vão algumas coisas que eu sigo a fim de lidar bem ou mal com a insônia. Repito aqui, sao ideias e estratégias pessoais. Não sou profissional da saúde ainda então não sigam isso aqui como um conselho medico ou coisa parecida. É apenas algo que gostaria de dividir com o mundo.

Acredito que todo mundo ja teve uma noite de ansiedade que não conseguiu nem pregar o olho e isso o deixava mais ansioso ainda. Ou então que começou a dormir de tão cansado que estava mas acordou duas ou três horas depois e não conseguiu voltar a dormir. Também acredito que algumas outras pessoas sintam-se assim sem nenhum motivo aparente e para outras pessoas isso é constante e todas as noites são um desafio. Comigo ja foi assim: não gostava que a noite chegasse porque eu iria ficar mais nervosa assim que deitasse na cama. Se isso acontece contigo, o melhor conselho que posso te dar é: procure um profissional da saúde mental. Quando chegamos à esse ponto, é porque não há mais muito o que possamos fazer e precisamos de ajuda e essa ajuda existe!! As maravilhas da psiquiatria e da psicologia estão aqui para ajudar sempre que necessário, vá atrás!

Essas primeiras dicas que darei a partir daqui são para aquelas formas mais leves ou para aquelas pessoas que ja estão em tratamento mas ainda assim tem suas noites em claro.


    A primeira coisa que precisamos pensar é na saúde do sono. Fazer do ato de dormir um ritual que seja uma conversa consigo mesmo, uma situação gostosa de relaxamento. Deixar o celular longe da cama, deitar-se apenas na hora de dormir, fazer uma leitura aconchegante e por fim, regular a respiração. Tive o conselho de fazer a respiração 4 - 7 - 8, que nada mais é do que puxar o ar por 4 segundos, segurar o ar nos pulmões por 7 segundos e depois soltar calmamente por 8 segundos. Fazer isso em repetição até que sua concentração esteja apenas nessa atividade. Isso me ajuda muito a dormir, sempre que foco na minha respiração todos os meus problemas somem da minha cabeça. 
   Há também alguns hábitos alimentares que podem ajudar na hora do sono, como por exemplo: não comer nada muito pesado à noite, sempre preferir alimentos mais leves; não tomar café após as 18h (aqui no nordeste isso é um pouco impossível, pois o jantar é sempre acompanhado pelo menos por um café com leite, mas se você sente muita dificuldade para dormir, opte por uma opção descafeinada). Uma coisa que pode ajudar muito é tomar um chá do tipo infusão (atentar-se a isso: infusões não contém cafeína! qualquer outro chá tem, então eles vão te deixar mais desperto ainda). 

    Agora, se você ja fez isso tudo em uma noite e o resultado não foi positivo ou se você está tentando por muito tempo e não está conseguindo, bom, é hora de você se levantar e ver algo a fazer. Passar uma noite em claro não é a melhor das situações mas ficar rolando na cama também não vai fazer você se sentir melhor. Pela minha experiência, costumo me levantar, tomar um banho, as vezes vou lavar a louça que falta, organizo minhas gavetas e o meu armário (melhor coisa a se fazer quando não consegue parar de pensar em um problema) ou então, vá logo resolver o que te angustia. As vezes é um trabalho, uma planilha a ser organizada, uma matéria não estudada. Resolva logo para que isso saia logo da sua cabeça. As vezes depois de tudo isso você se sinta melhor e possa até ter algumas horas de descanso pelo menos (para mim, uma noite com 3 horas de sono é melhor que uma noite sem sono algum)



   Mas é como eu comentei há pouco. Uma noite não dormida não precisa ser uma noite inútil. Se você tiver isso uma vez ou outra, bom, não será o fim do mundo. Faça desse tempo algo interessante para você se preparar para o dia que vem pela frente. 
   Volto a repetir, se você tem isso com muita frequência, saiba: isso não é saudável. Precisamos sempre nos preocupar com nossa saude mental e existem pessoas para nos ajudar com isso. Se precisa de ajuda, pode vir falar comigo, ficarei muito feliz em ajudar e muitos profissionais para indicar (todos os comentários aqui passam antes pela minha moderação, não publico nada que seja pessoal, então pode desabafar aqui na caixinha de comentários. Também pode me mandar um email em flaviabim@gmail.com ou então deixar uma DM em qualquer uma das minhas redes sociais.)

Espero que seja útil para alguém. Tem alguma dica para noites de insonia? comente aqui em baixo 

Boa noite :)


You Might Also Like

0 comentários